Conservação

Limpar seus óculos diariamente é a melhor maneira de mantê-los com boa aparência e evitar arranhões nas lentes e outros danos aos óculos.
Mas há uma maneira certa - e muitas maneiras erradas - quando se trata de como limpar os óculos.


Como limpar seus óculos

   Siga estas dicas para limpar suas lentes e armações de óculos sem risco de arranhar as lentes ou causar outros danos. Essas dicas de limpeza o ajudarão a manter seus óculos de sol , óculos de segurança e óculos esportivos em ótimo estado de conservação.

1. Lave e seque bem as mãos
   Antes de limpar seus óculos, certifique-se de que suas mãos estejam livres de sujeira, gordura, loção e qualquer outra coisa que possa ser transferida para suas lentes. Use sabonete sem loção ou detergente para louças e uma toalha limpa sem fiapos para limpar as mãos.

2. Enxágue seus óculos com um jato suave de água morna da torneira
   Isso removerá a poeira e outros detritos, o que pode ajudar a evitar arranhões nas lentes ao limpá-las. Evite água quente, pois pode danificar alguns revestimentos de lentes de óculos.

3. Aplique uma pequena gota de detergente líquido neutro em cada lente
   A maioria dos líquidos para lava-louças é muito concentrada, então use apenas uma pequena quantidade. Ou aplique uma ou duas gotas na ponta do dedo. Use apenas marcas que não incluam loções.

4. Esfregue suavemente ambos os lados das lentes e todas as partes da armação por alguns segundos
   Certifique-se de limpar todas as partes, incluindo as almofadas do nariz e as ponteiras que ficam atrás das orelhas. Além disso, limpe a área onde as bordas das lentes encontram a armação - poeira, resíduos e oleosidade da pele freqüentemente se acumulam aqui.

5. Enxágue ambos os lados das lentes e a armação cuidadosamente
   Se não remover todos os vestígios de sabão, as lentes ficarão manchadas ao secá-las.

6. Agite suavemente os óculos para eliminar a maior parte da água das lentes
   Inspecione as lentes com cuidado para se certificar de que estão limpas.

7. Seque cuidadosamente as lentes e a armação com uma toalha limpa e sem fiapos
   Use um pano de prato que não tenha sido lavado com amaciante ou lençol de secar (essas substâncias podem manchar as lentes). Uma toalha de algodão que você usa para limpar vidros finos é uma boa escolha. Certifique-se de que a toalha está perfeitamente limpa. Sujeira ou detritos presos nas fibras de uma toalha podem arranhar suas lentes; e óleo de cozinha, óleo para a pele ou loção na toalha irão manchá-los.

8. Inspecione as lentes novamente
   Se ainda houver riscos ou manchas, remova-os com um pano de microfibra limpo - esses panos sem fiapos estão disponíveis na maioria das lojas de ótica ou fotografia.
Para retocar a limpeza de seus óculos quando você não tiver os suprimentos acima disponíveis, experimente lenços descartáveis pré-umedecidos para limpeza de lentes embalados individualmente. Eles são formulados especificamente para uso em lentes de óculos.


O QUE NÃO FAZER NA LIMPEZA DOS ÓCULOS

- NÃO use saliva para molhar as lentes.

- NÃO use limpadores domésticos de vidro ou de superfície para limpar seus óculos. Esses produtos têm ingredientes que podem danificar as lentes e os revestimentos dos óculos, como o revestimento anti-reflexo.

- NÃO use toalhas de papel, guardanapos, lenços de papel ou papel higiênico para limpar suas lentes. Eles podem arranhar, manchar ou deixá-las cheias de fiapos.

- NÃO tente "polir" um arranhão nas lentes. Isso só piora a situação.

Se não houver água da torneira disponível para enxaguar as lentes antes de limpá-las, use bastante limpador de óculos em spray para enxaguar a poeira e outros resíduos antes de limpar as lentes.


Limpadores de óculos e panos de limpeza

   Os limpadores de lentes de óculos em spray estão disponíveis onde você compra seus óculos ou em sua farmácia local ou loja de descontos. Eles podem ser úteis se você estiver viajando ou não tiver sabão para lava-louças e água corrente limpa disponíveis.
   Se não houver água da torneira disponível para enxaguar as lentes antes de limpá-las, use bastante limpador de óculos em spray para enxaguar a poeira e outros resíduos antes de limpar as lentes.
   Se suas lentes tiverem revestimento anti-reflexo (AR) , certifique-se de que o limpador de óculos escolhido seja aprovado para uso em lentes anti-reflexo.
   Ao usar panos de limpeza descartáveis pré-umedecidos e embalados individualmente, inspecione primeiro as lentes para verificar se há poeira ou detritos. Para evitar arranhões, sopre todos os resíduos das lentes antes de limpá-las.
   Panos de limpeza de microfibra são uma excelente escolha para limpar vidros. Esses panos secam as lentes de maneira muito eficaz e prendem a oleosidade para evitar manchas.
   Mas, como eles prendem os detritos com tanta eficácia, certifique-se de limpar os panos com frequência. Lave o pano à mão usando detergente líquido neutro e água limpa; deixe o pano secar ao ar.


Como remover arranhões nas lentes

   Infelizmente, não existe uma cura mágica para lentes arranhadas. Uma vez que seus óculos estão arranhados, eles ficam arranhados.
   Alguns produtos são projetados para fazer com que os arranhões pareçam um pouco menos visíveis - mas essas são substâncias essencialmente cerosas que se desgastam facilmente e os resultados são mistos, dependendo da localização e profundidade dos arranhões. Além disso, esses produtos geralmente mancham as lentes com revestimento anti-reflexo.
   Além de refletir a luz e interferir na visão, os riscos podem afetar a resistência ao impacto das lentes. Para uma visão e segurança ideais, a melhor coisa a fazer se você notar arranhões significativos é comprar novas lentes.
   Ao comprar lentes de óculos, escolha lentes que tenham um revestimento durável e resistente a arranhões. E pergunte na sua ótica se sua compra inclui uma garantia anti-riscos - especialmente se lentes arranhadas foram um problema no passado.


Quando limpar seus óculos profissionalmente

   Se suas lentes estiverem em bom estado, mas as almofadas nasais ou outros componentes da armação forem impossíveis de limpar, consulte seu oftalmologista ou a pessoa que vendeu os óculos para você.
   Às vezes, os óculos podem ser limpos mais completamente com um dispositivo de limpeza ultrassônico e as almofadas de nariz amareladas podem ser substituídas por novas. Mas não tente essas soluções em casa - consulte um profissional.


Use um estojo de proteção

   As lentes dos óculos podem ficar arranhadas facilmente se você não guardá-las em um lugar seguro. Isso inclui quando você os tira na hora de dormir.
   Sempre guarde seus óculos em um estojo limpo e NUNCA coloque-os sobre uma mesa ou balcão com as lentes voltadas para baixo.
    Se você não tiver um estojo de óculos à mão, coloque-os de cabeça para baixo com as hastes abertas - um lugar seguro, onde não sejam derrubados de uma mesa ou bancada.


Óculos não duram para sempre

   Todas as lentes de óculos podem ter alguns arranhões com o tempo devido ao uso normal e à exposição ao ambiente e ocasionalmente por caírem. As lentes dos óculos são resistentes e não à prova de arranhões.
   Ao comprar óculos, pergunte ao seu oftalmologista ou vendedor de óculos sobre as garantias anti-riscos para suas lentes. Isso é especialmente importante para óculos infantis ou se você usar óculos em ambientes empoeirados.
   Seguir as dicas acima é a melhor maneira de manter seus óculos limpos e sem arranhões pelo maior tempo possível.
   Se suas lentes estiverem muito arranhadas e sua prescrição de óculos tiver vencido - ou se você simplesmente quiser óculos novos - agende um exame de vista.

PRECISA DE UM EXAME DE OLHO? Encontre um oftalmologista perto de você e marque uma consulta.

Pague com
  • Mercado Pago
  • Mercado Pago
Selos

KALLBLACK LTDA - CNPJ: 30.523.265/0001-35 © Todos os direitos reservados. 2021

Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência em nosso site. Para saber mais acesse nossa página de Política de Privacidade

Fale Conosco pelo WhatsApp